Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



69 ANOS DO ANDEBOL DO ALMADA ATLÉTICO CLUBE.

Terça-feira, 17.12.13

17 DE DEZEMBRO UMA DATA HISTÓRICA PARA O ANDEBOL DO ALMADA,FOI  DIA EM QUE O CLUBE SE ESTREOU NA MODALIDADE

 Uma imagem de arquivo referente a um Encontro de Confraternização entre  jogadores do Almada A.C. e uma seleção de Lisboa, na variante de andebol de onze, realizado no campo do Pragal.

 

È sempre bom recordar o passado para que os presentes, saibam um pouco da história de uma modalidade que foi implantada no Almada Atlético Clube, passados poucos meses após o nascimento do Almada Atlético Clube, fruto da fusão entre dois clubes da Vila de Almada, o Pedreirense Futebol Clube e  o União Sport Clube Almadense.

O  andebol no Almada deve-se a um punhado de homens e entre eles  o saudoso,Sérgio Malpique, principal responsável pela introdução da modalidade, na altura andebol de onze.

O Dia 17 de Dezembro de 1944, portanto à 69 anos, o Almada realizou o seu primeiro jogo oficial, foi no Campo Grande em Lisboa, onde os almadenses defrontaram o Benfica e saíram derrotados por 10-1. Nessa partida o Almada ,alinhou com os seguintes atletas: Santos,Rocha,Oliveira,Amélio,Francisco Bastos,Antunes,Sérgio Malpique, Orlando Avelar e Carvalho.

Este jogo foi o  iniciar de uma modalidade no Almada Atlético Clube que  alcançou muitas vitórias ao longo destes de  69 anos de existência, e muitas mais vai decerto alcançar nos anos seguintes, aqui presto a minha homenagem todos aqueles que   deram o seu contributo ao andebol do Almada, bem como aos atuais praticantes que continuam a dignificar essa modalidade

Uma imagem aquando das comemorações dos 60 anos do andebol do Almada, realizado a 18 de Dezembro de 2004.Nesta imagem  parcial da mesa de honra  que contou com vários representantes do poder autarca, para além dos   presidentes da AALisboa e F.P.Andebol,  a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Neto de Sousa, a cumprimentar Orlando Avelar, um dos homens que como atleta participou no primeiro jogo oficial do Almada, jogo esse realizado no campo Grande em Lisboa e em que o Almada perdeu por 10-1, com o SlBenfica
 
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por DesportoAlmada/Joaquimfcandeias às 23:35