Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESPORTO ALMADA BLOG

INFORMAÇÃO DESPORTIVA - CRÓNICAS - REPORTAGENS - ENTREVISTAS E RESULTADOS . PARA O - EMAIL JOAQUIM.REPORTER@GMAIL.COM

DESPORTO ALMADA BLOG

INFORMAÇÃO DESPORTIVA - CRÓNICAS - REPORTAGENS - ENTREVISTAS E RESULTADOS . PARA O - EMAIL JOAQUIM.REPORTER@GMAIL.COM

A MOTIVAÇÃO NÃO SURGE DO NADA,TEM DE SER TRABALHADA,EM CADA MINUTO,EM CADA SEGUNDO

Por: João Pedro Fonseca

Motivação: A razão do sucesso!

 
Cada vez acredito mais que a motivação é a chave do sucesso. Mas não é só o sucesso no futebol, ou no desporto. É o sucesso na vida! Para termos sucesso nas nossas vidas, nas nossas profissões, temos de acreditar. Temos de estar motivados, temos de confiar na equipa, no grupo.
Aqueles que pensam que com individualismos, que motivando uns e ignorando outros, que dizendo mal dos próprios colegas, que criando divisões dentro do grupo vão ter sucesso... lamento! Vão fracassar...  Fracassar no futebol, fracassar na vida!
O sucesso das equipas, dos grupos, das organizações, está intimamente ligado à motivação do grupo.  De todos, (e digo todos, mesmo todos!) sentirem que podem contribuir para esse sucesso! Todos têm de sentir que podem contribuir... todos têm de saber que podem contar com a certeza de que o colega do lado o vai ajudar... todos devem saber que quando falharem um colega o vai ajudar... todos têm de dar o máximo porque sabem que os seus colegas esperam isso de si... Quando uns estão na linha da frente e outros ficam de reserva, os que ficam de fora têm de saber que os que lá estão dentro estão a dar o máximo... porque se não estivessem não mereciam lá estar... Todos têm de sentir que devem lutar para poderem ajudar o grupo.
A motivação não surge do nada, tem de ser trabalhada, em cada minuto, em cada segundo. Em cada segundo do jogo, em cada segundo do treino... Todos os elementos do grupo têm de saber que têm de respeitar o outro, e têm de dar o litro porque se não o fizerem estão a desrespeitar os colegas...
Este trabalho de motivação pelo grupo tem de ser feito no dia a dia. Em cada minuto...
Todos têm de sentir que fazem parte do grupo! Uns melhores, outros menos bons, não interessa, cada um contribui com o máximo do que sabe! E isso fortalece o grupo, cimenta o espírito de união!
Já vi o nosso grupo mais unido. Oiço cada vez mais manifestações de tristeza... de desilusão... já oiço demasiadas vezes miúdos dizerem que vão desistir do futebol! Fico triste! Fico mesmo muito triste!
Tínhamos um grupo muito interessante. Fizemos um complementar e uma pré-época com grandes jogos. Com alegria, com motivação. Havia condições para fazer um bom campeonato. Com muito esforço, Com muita dedicação. Com espírito de grupo! Infelizmente...  não tem sido esse o caminho! Vai crescendo o grupo dos descontentes...
Gostava de ajudar!
Aqui fica o meu contributo: É possível criar união no grupo! É possível motivar os miúdos! É possível dar a volta a este estado de espírito.
Leiam a tradução deste discurso de balneário, um excerto retirado de um filme, com Al Pacino. É impressionante como um simples discurso de 4 minutos pode motivar um grupo cheio de problemas...
Leiam, e vejam o vídeo! Até arrepia...
Pode ser que com este contributo consiga contagiar um bocadinho o grupo. Pode ser que se dê a volta ao estado das coisas...
------
«Ou trabalhamos como uma equipa, ou vamos perder tudo... centímetro a centímetro, jogo a jogo, temos de ser nós a dar a volta a isto! Neste momento, estamos no inferno, meus amigos!
Acreditem!
Nós podemos ficar aqui, a levar com a merda na cara,  ou podemos lutar para voltarmos a ser o que éramos. Voltar à luz. Podemos subir, sair do inferno. Um centímetro de cada vez.
Ora... Eu não posso fazê-lo por vocês! Estou demasiado velho!
Eu olho à volta e vejo todas as vossa caras, de jovens, e penso:
Eu fiz todas as más opções que uma pessoa pode fazer! Eu desperdiçei todo o meu dinheiro. Acreditem ou não! Eu deitei fora todos os que me amaram...
E agora já nem suporto olhar-me no espelho!
Sabem? Quando se chega a certa idade, vê-se as coisas que perdemos. Faz parte da vida... Mas quando começamos a perder coisas, é isso que aprendemos. A vida ganha-se passo a passo. Com pequenas coisas...
É como o futebol.
No jogo, na vida como no futebol, a margem de erro é tão pequena!!!
Quero dizer, um meio-passo demasiado cedo, ou demasiado tarde,  e já não chegamos a tempo!
Um meio-segundo demasiado lento, ou demasiado rápido e já não chegamos à bola.
Os centímetros que precisamos estão em todo o lado à nossa volta, na nossa vida!!!!
Estão em cada pausa do jogo, em cada minuto, em cada segundo.
Nesta equipa, nós lutamos por esse centímetro. Nesta equipa dizemos a nós próprios e a todos à nossa volta que esse centímetro vai ser nosso!
Vamos lutar até com a ponta das nossa unhas para ganhar esse centímetro.! Porque sabemos que quando conseguirmos juntar todos esses centímetros  isso vai fazer toda a diferença entre ganhar e perder!
Entre viver e morrer!
Oiçam isto: Em cada luta, é aquele que está disposto a morrer que vai ganhar essa luta! Podem ter a certeza! Se eu ainda estou vivo é porque ainda estou disposto a lutar e a morrer  por esse centímetro!
Porque a vida é isso!
Os centímetros à vossa volta, nós vamos conseguir.
Quando olham o vosso colega de equipa e virem alguém que vai lutar por esses centímetros por vocês,  que quer chegar primeiro, vocês têm de olhar para o vosso colega, têm de olhar para ele como alguém que está disposto a morrer pela equipa, e vocês sabem que vocês também vão lutar até à morte pela equipa...
Isto é que é uma equipa!
Ou nós nos curamos como uma equipa, ou vamos morrer, como homens! Como jogadores!
É só isto que conta!
Futebol é isto, meus amigos!
Agora pergunto: O que é que vocês querem fazer???»
Deste trecho motivacional, retiro uma mensagem poderosíssima:
Quando se joga um desporto coletivo, somos apenas uma parte do coletivo. Se não lutamos para preservar o espírito coletivo, o grupo não funciona, e não há sucesso! Ou seja, como diz Al Pacino, ou o grupo tem sucesso como equipa, ou então ninguém terá sucesso em termos individuais... Aqueles que pensam que sozinhos podem fazer o que querem e vão ter sucesso... esqueçam! Contribuem para o fracasso do grupo! Terão fracasso individual!



Artigo publicado por:João Pedro Fonseca "in"
 http://almada1997.blogspot.pt/2013/11/motivacao-razao-do-sucesso.html
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.