Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

AF Setúbal voltou a dar cor à festa da família associativa

Barreiro foi o palco da realização da Festa de Encerramento das Atividades da Associação de Futebol

Joaquim Candeias, 12.07.22

 

Foto de Capa afs20220708213225__MG_0586.jpg

“Voltamos a estar juntos, mais uma vez, dois anos depois de uma ausência imposta por uma pandemia que tudo e a todos afetou.

Voltamos a estar juntos para celebrar o Desporto, as conquistas coletivas e os méritos individuais que assumiram especial destaque no nosso futebol e futsal”, assim arrancou a apresentação da Festa de Encerramento das Atividades da Associação de Futebol de Setúbal - Época 2021/2022, evento que reuniu, esta sexta-feira (8), no Salão Nobre da Sociedade Democática União Barreirense “Os Franceses”, no Barreiro, a celebração da família associativa.

Na presença de cerca de 400 pessoas, entre dirigentes, técnicos, atletas e convidados institucionais, a tradicional cerimónia festiva com marca AF Setúbal, este ano apresentada pelo jornalista Pedro Gamito, que integra a redação da Sport TV, resultou num evento recheado de renovado entusiasmo, sentimento que sublinhou a entrega dos muitos troféus coletivos (torneios complementares e disciplina) e distinções individuais (cartão branco).

Trofeus 20220708202912__MG_0557.jpg

Pedro Gamito20220708213115__MG_0580.jpg

Na qualidade de apresentador o jornalista Pedro Gamito conduziu a cerimónia festiva

Na noite de celebração, a Direção da AF Setúbal reservou, igualmente, momentos de particular destaque para dois atletas que ganharam o estatuto internacional, assinalou subidas a patamares nacionais e homenageou um técnico setubalense que levou Portugal ao topo do Mundo.

Nuno Teixeira20220708213528__MG_0598.jpgAlexandre Nuno Teixeira recebeu placa de reconhecimento institucional da AF Setúbal entregue pelo presidente Francisco Cardoso

Nos instantes que antecederam o início do desfilar das entregas dos troféus e dos demais reconhecimentos, houve lugar às intervenções institucionais, com o presidente da Sociedade Democática União Barreirense “Os Franceses”, Alexandre Nuno Teixeira, na qualidade de anfitrião, a testemunhar “a honra de receber a cerimónia” e o “orgulho por ver o salão cheio”. O dirigente da prestigiada coletividade barreirense, que vai assinalar, em agosto, 152 anos de historial, não hesitou em agradecer à Direção da AF Setúbal por escolher o distinto espaço para a realização do evento.

rui manhoso20220708213814__MG_0618.jpg

Rui Manhoso, diretor da FPF

No plano federativo, Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, realçou o facto da AF Setúbal ser reconhecida como uma “associação dedicada ao trabalho e à defesa do futebol”.

O dirigente da FPF, ao saudar a AF Setúbal e a família associativa, salientou a importância da realização da festa, desejando que o respeito e o Fair Play estejam sempre presentes em todas os recintos de jogo e em todas as provas”.

arlete cruz20220708213606__MG_0603.jpgArlete Cruz, vereadora da CM Barreiro

Por sua vez, em representação da Câmara Municipal do Barreiro, a vereadora Arlete Cruz felicitou a AF Setúbal pela realização da cerimónia festiva, momento que sublinhou pelo entusiasmo e adesão, enaltecendo o papel dos dirigentes, técnicos e atletas, que contribuem de forma determinante para o dinamismo do Desporto no distrito.

A autarca barreirense saudou a celebração da atividade desportiva e não deixou de vincar o “percurso histórico da AF Setúbal que ao cabo de 95 anos de História continua a promomer os valores do respeito e do Fair Play na região de Setúbal”.

 

Coube ao presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, a conclusão do período de intervenções institucionais, com um um discurso do qual começou por agradecer, a disponibilidade da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses para a realização da cerimónia no Salão Nobre da coletividade, “palco de excelência, muita tradição e de reconhecido significado para a Cultura do Barreiro e da nossa região”.

 

Saudando, com especial entusiasmo, todos os representantes dos clubes nossos filiados (dirigentes, técnicos e atletas) e os convidados institucionais que muito honraram com a respetiva presença, Francisco Cardoso felicitou todos quantos contribuíram para a conclusão de uma época desportiva “muito desgastante”, que decorreu na sequência de uma pandemia que obrigou a “enfrentar desafios acrescidos”, com paragens na atividade regular e uma série de constrangimentos.

francisco cardoso20220708213953__MG_0641.jpg

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal

“A resiliência não é uma palavra vã para a família AF Setúbal. Todos foram e continuam a ser verdadeiros heróis no enfrentar dos obstáculos. Os Homens e as Mulheres do futebol, futsal e futebol de praia provaram, mais uma vez, com a disponibilidade e reconhecido trabalho, que são o alicerce da Associação e a força de uma dinâmica ímpar”, elogiou.

O líder diretivo realçou o “empenho e dedicação dos Clubes”, que através dos seus Dirigentes e demais representantes, “não só garantiram a sustentabilidade necessária, como muitos conseguiram reforçar a atividade”.

“Esse facto, assinalável, fez com que a AF Setúbal pudesse aumentar o número de praticantes em relação à época desportiva 2019/2020, motivo que nos deve orgulhar a todos”, destacou Francisco Cardoso, felicitando e agradecendo a todo o universo associativo.

Nesse sentido de crescimento, o presidente associativo relevou a evolução do futebol no feminino, desejando que esse cenário, que tem contado e vai continuar a contar com incentivos da AF Setúbal, possa ser reforçado e acompanhado no futsal.

Francisco Cardoso 1 20220708214047__MG_0659.jpg

No âmbito da organização das provas da época desportiva finda, Francisco Cardoso, evidenciou naturais dificuldades de preparação da mesma atendendo aos ‘timings’ decorrentes da realização do ato eleitoral associativo, cuja tomada de posse dos novos órgãos sociais aconteceu dois meses antes do início da época. Mas, o planeamento foi concretizado, apesar de tudo, de acordo com o estabelecido.

“Sabíamos que um Campeonato de Futebol da 1ª Distrital de Seniores Masculinos com 20 equipas envolvia muitas jornadas e as datas não iriam esticar. Os clubes optaram por fazer uma prova de 38 jornadas, sem datas para a nossa Taça da Associação denominada “Joaquim José Sousa Marques”, o que poderia fazer com que a AF Setúbal tivesse na época 2022/2023, menos um representante na Taça de Portugal.

Todavia, podemos informar, desde já, que a Federação Portuguesa de Futebol, autorizou que o nosso 3.º classificado do Campeonato pudesse utilizar essa vaga. Ou seja, vão à Taça de Portugal o UF Comércio e Indústria e o Clube Olímpico Montijo SAD”, anunciou.

Francisco Cardoso, ainda no âmbito do principal campeonato de futebol masculino, clarificou que, tal como foi aprovado pelos clubes, na época 2022/2023 a competição será composta por 18 clubes, sendo que em 2023/2024 serão, novamente, 16 clubes.

Publico20220708214607__MG_0706.jpg

Noutro âmbito, a época agora finda também foi diferente das outras em resultado de uma “acrescida agitação nas redes sociais, no que a observações sobre a AF Setúbal respeita, nomeadamente manifestadas em diversos grupos organizados”.

“A Direção da AF Setúbal não foi, não é e nunca será instrumentalizada pelas redes sociais, onde muitas vezes os clubes e os seus dirigentes ficaram admirados com diversa, alegada, informação, somente para desestabilizar, e muitas vezes com insultos criminosos, provocações gratuitas e perfis falsos”.

“Garanto-vos, que tudo isso, fez com que a Direção da AF Setúbal e o seu Presidente ficassem mais fortes e mais determinados em continuar um trabalho por mais e melhores condições de atuação dos clubes”, assegurou Francisco Cardoso.

A concluir a intervenção, numa noite que celebrou as coisas boas, concretizadas por pessoas a bem do nosso futebol, futsal e futebol de praia, o presidente da AF Setúbal reforçou a importância da realização da Festa, enalteceu os que venceram e incentivou os que não venceram a renovar o trabalho para poderem estar mais fortes na próxima época desportiva e desejou que a nova a época desportiva comece com todo o entusiasmo e que seja diferente para melhor do que esta”, antes de aclamar:

Viva o Futebol, Futsal e Futebol de Praia do Distrito de Setúbal!

Viva a Associação de Futebol de Setúbal!”

Nesta sequência das intervenções institucionais e entre o recordar em imagens das dezenas de cerimónias de entregas de troféus de campeões e vencedores de taças no plano distrital, realizadas nos recintos dos nossos clubes, foi promovido o reconhecimento institucional da Direção da AF Setúbal, as mais recentes atletas internacionais por clubes da nossa região, no caso a futsalista Inês Padinha Silva (Futsal Feijó-ADLF) e o futebolista Rodrigo Grenha (Vitória FC).

 

A Inês Padinha Silva ganhou o estatuto de internacional no dia 11 de março de 2020, no jogo Portugal-Rússia, ao serviço da Seleção Nacional Sub-17.

Inês Padinha Silva recebeu a distinção das mãos dos presidentes Francisco Cardoso (Direção) e Joaquim Sousa Marques (Mesa da Assembleia Geral)

O Rodrigo Grenha viu oficializada a sua primeira internacionalização pela Equipa das Quinas, no dia 22 de novembro de 2019, num Portugal-Itália, entre seleções nacionais sub-15.

 

Rodrigo Grenha no momento em que exibe a placa de distinção da AF Setúbal entregue por Francisco Cardoso e Joaquim Sousa MarquesRodrigo 20220708215858__MG_0760.jpg

Rodrigo Grenha no momento em que exibe a placa de distinção da AF Setúbal entregue por Francisco Cardoso e Joaquim Sousa Marques

Ambos os atletas refiraram-se ao momento da estreia com a camisola de Portugal como um dia de grande orgulho e enorme satisfação.(...)

Reportagem completa:AQUI NO SITE A.F.S.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.