Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

AMORA FUTEBOL CLUBE - ESCLARECE DIFERENDO EXISTENTE ENTRE A INSTITUIÇÃO E A SUA ATLETA FLÁVIA DOS SANTOS

Avatar do autor Joaquim Candeias, 01.02.20

Amora FC – Comunicado 31/01/2020

Capturar.PNGAmora FC.PNG

O Amora Futebol Clube vêm por este meio esclarecer os sócios, simpatizantes e demais interessados acerca do diferendo existente entre a nossa instituição e a nossa atleta Flávia dos Santos, nomeadamente no que diz respeito a publicações e comentários ocorridos ao longo dos últimos dias.

Por forma a clarificar a respectiva situação e a corrigir a contra-informação que têm existido, cumpre-nos apresentar a cronologia dos factos:

 

Janeiro 2019 – A atleta Flávia dos Santos pertencia ao plantel sénior de futebol feminino do Atlético Clube de Portugal, manifestando interesse em representar o Amora Futebol Clube. Face ao interesse ser mútuo e respeitando a instituição que representava, o Amora Futebol Clube encetou contactos junto do Atlético Clube de Portugal por forma a perceber a disponibilidade da respectiva instituição em libertar a atleta. O Atlético Clube de Portugal indicou as condições em que poderia abdicar da atleta, aceitando o Amora Futebol Clube tais condições e realizando-se a transferência da mesma.

 

Maio 2019 – A atleta Flávia dos Santos cumpre com o acordado e representa o Amora Futebol Clube, sendo que a 12 de Maio de 2019, a mesma deixa de comparecer, justificando que não dispunha de tempo tendo em conta a sua actividade profissional.

 

Junho 2019 – No dia 17 de Junho e face ao interesse do Amora Futebol Clube em cumprir com os compromissos acordados, a atleta Flávia dos Santos apresenta-se e efectua exames médicos, renovando o seu vinculo até ao final da presente época, ou seja, Época 2019/2020.

 

Julho 2019 – A atleta Flávia dos Santos é inscrita pelo Amora Futebol Clube, disponibilizando-lhe os respectivos equipamentos de jogo, assim como equipamentos de treino para a época que iria dar inicio, ambos com o tamanho e número solicitado pela mesma.

 

Agosto 2019 – No dia 27 de Agosto, o Amora Futebol Clube é surpreendido com uma publicação na rede social Facebook, por parte da atleta Flávia dos Santos, despedindo-se do Amora Futebol Clube, dando a entender que deixaria de jogar futebol.Nesta data e sem quaisquer contactos estabelecidos previamente pela atleta para com a nossa instituição, o Amora Futebol Clube é claramente surpreendido nesta decisão unilateral da atleta.

Curiosamente, dois dias antes a atleta Nádia Zurga, capitã do Amora Futebol Clube na época transacta, tinha ela também feito a sua despedida com iguais argumentos.

 

Estas situações que coincidem no mesmo espaço temporal, levaram a que o Presidente Carlos Henriques afirmasse perante o grupo de trabalho que não iria permitir que atletas saíssem para quaisquer outras equipas.

 

Setembro 2019 – Face ao sucedido, o Amora Futebol Clube por intermédio da sua Directora Desportiva Rafaela Ventura e por intermédio do seu Presidente Carlos Henriques, solicita o agendamento de reunião por forma a clarificar a situação. A atleta Flávia dos Santos confirmou a presença a três reuniões, sendo que não compareceu a nenhuma delas. Na última data agendada, 17 de Setembro, enviou uma mensagem particular ao Presidente, pedindo desculpas pela não comparência, mas que iria deixar de jogar futebol por incompatibilidades laborais.

 

Outubro 2019 – No dia 6 de Outubro, o Presidente Carlos Henriques encontra a atleta Flávia dos Santos a assistir a um jogo do plantel sénior feminino. Numa perspectiva conciliadora, dirige-se à atleta por forma a ouvir a mesma, no entanto este contacto é marcado pela distância que a atleta fez questão de manter, indicando apenas que não iria competir, sendo que apenas o faria se fosse perto da sua morada de residência.

 

Dezembro 2019 – O Amora Futebol Clube recebe uma comunicação por parte do Grupo Desportivo Cultural A-Dos-Francos, solicitando o pedido de desvinculação da atleta Flávia dos Santos, causando surpresa, uma vez que contradizia o argumentado pela atleta face aos motivos pelos quais deixava o futebol.

Nessa mesma altura, o Amora Futebol Clube é contactado pelo representante da atleta Flávia dos Santos, questionando se a nossa instituição poderia reintegrar a atleta no plantel sénior feminino. Face ao exposto e procedendo de boa fé, o Amora Futebol Clube manifestou disponibilidade para o fazer, até porque a atleta atribuía valor acrescentado ao plantel.

Não obstante, o Grupo Desportivo Cultural A-Dos-Francos não volta a responder à nossa instituição, assim como a atleta Flávia dos Santos, não voltou em momento algum a apresentar-se no Amora Futebol Clube.

 

Janeiro 2020 – No dia 11 de Janeiro, reúnem-se o nosso Presidente Carlos Henriques e o empresário Ismael Duarte, responsável pelo Futebol Feminino do Paio Pires Futebol Clube. Não obstante o facto de tal reunião ter sido articulada para discussão de outros assuntos, o assunto de Flávia dos Santos é abordado no final da respectiva reunião.

O Sr. Ismael Duarte informa o Presidente Carlos Henriques que a atleta Flávia dos Santos estava a treinar com o plantel sénior feminino do Paio Pires Futebol Clube, questionando o Presidente Carlos Henriques, se o Paio Pires Futebol Clube tinha solicitado o pedido de desvinculação da atleta.

 

O Presidente Carlos Henriques fica perplexo perante a situação e de pronto informa o Sr. Ismael Duarte que o Amora Futebol Clube não tinha recebido qualquer pedido de desvinculação da atleta em causa.

No dia 13 de Janeiro, esta situação, iria sofrer novos desenvolvimentos, sendo o Amora Futebol Clube contactado pela Associação de Futebol de Setúbal no seguimento de uma exposição apresentada pela atleta Flávia dos Santos, solicitando ao Amora Futebol Clube, respectiva defesa ao exposto.

O Amora Futebol Clube apresentou a sua defesa, sendo que a exposição foi analisada pelo Conselho Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, prontamente concedendo a razão à nossa instituição.

Ficámos à posteriori a saber que o Paio Pires Futebol Clube, embora sabendo que a atleta estava vinculada, procedeu à tentativa de inscrição da atleta Flávia dos Santos, sem ter contactado com o Amora Futebol Clube.

 

Face aos acontecimentos, somos a concluir:

  • A Atleta Flávia dos Santos faltou aos seus compromissos, tomando uma decisão unilateral e prejudicial para os interesses do Amora Futebol Clube.
  •  
  • A Atleta Flávia dos Santos nunca mencionou interesse em quaisquer aumentos do subsidio de transporte pago pelo Amora Futebol Clube.
  •  
  • A Atleta Flávia dos Santos foi treinar noutra instituição desportiva, sem o consentimento do Amora Futebol Clube.
  •  
  • A Atleta Flávia dos Santos celebrou dois vínculos com duas instituições desportivas diferentes para a presente época desportiva. Tal facto consiste numa violação ao Regulamento FIFA sobre o estatuto e transferência de jogadores.
  •  
  • O Amora Futebol Clube, ao contrário da atleta Flávia dos Santos, irá continuar a cumprir com os seus compromissos, dignificando a mulher futebolista e o futebol feminino.
  •  
  • O Amora Futebol Clube, relembra ao Sr. Nuno Painço (Treinador Paio Pires Futebol Clube) , que se trata de uma instituição prestes a completar 99 anos de existência, com uma história ímpar e que exige respeito para com o seu emblema e para com os seus representantes.
  •  
  • O Amora Futebol Clube vai continuar a primar por uma relação cordial e de respeito com todas as instituições desportivas e seus representantes, entendendo que esta é a única forma de estar no desporto e na sociedade, não sendo seu apanágio a preparação de “armadilhas” e aliciamentos indevidos a atletas que representem outras instituições desportivas.

Por último, compete-nos reforçar junto dos sócios e simpatizantes que os interesses do Amora Futebol Clube serão defendidos intransigentemente, sendo que iremos agir judicialmente contra aqueles que lesaram deliberadamente a nossa instituição e que difamaram em praça pública, ofendendo a honra e dignidade dos seus representantes, nomeadamente do nosso Presidente Carlos Henriques.

Viva o Amora Futebol Clube!

A Direcção – Amora Futebol Clube

Veja aqui o comunicado:

COMUNICADO - AMORA FC