Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

ANDEBOL- António Santos treinador do Almada AC questiona: É ou não importante o fomento e incentivo à pratica desportiva na comunidade almadense?

Avatar do autor Joaquim Candeias, 19.02.20

86293622_2727095100691723_1413108849577033728_o.jp

Aqui deixamos algumas questões colocadas por António Santos,treinador dos seniores do Almada Atlético Clube,que brilhantemente  apurou os almadenses para a  Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e onde vão  discutir o apuramento para o Nacional da 1ª Divisão.

O Andebol do Almada Atlético Clube,consumado o apuramento da equipa sénior de Andebol para a fase final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e como responsável técnico do Andebol Almadense, creio ser oportuno COLOCAR algumas questões que contribuam e possam e ajudar À REFLEXÃO de todos sobre a importância do Desporto junto da comunidade Almadense, particularmente e muito especificamente o ALMADA ATLETICO CLUBE.

E começo com uma pergunta que considero fundamental e que é a seguinte:

É OU NÂO IMPORTANTE O FOMENTO E INCENTIVO À PRÁTICA DESPORTIVA NA COMUNIDADE ALMADENSE?

A resposta a esta pergunta é obviamente SIM, caso contrário não fazia sentido que a legislação Portuguesa dissesse que o desporto surge como uma das necessidades fundamentais das comunidades locais afigurando-se um poderoso e potencial instrumento para o desenvolvimento local de uma determinada região/cidade e que configura um direito de todos.

É neste contexto que os agentes autárquicos, com formação especializada e profissional na área do desporto, que se ocupam da gestão dos serviços e da orientação das atividades desportivas e recreativas, têm um papel fundamental e em conjunto com os Clubes, devem impulsionar, fomentar e potenciar o desenvolvimento desportivo no Concelho de Almada, proporcionando aos jovens almadenses uma pratica desportiva permanente, continuada e regulada.

 

Na verdade, O Almada Atlético Clube tem dado ao longo de muitos anos de existência um ENORME CONTRIBUTO e tem tido um papel altamente importante no fomento e incentivo à prática desportiva junto da comunidade local, com resultados altamente positivos com particular destaque na área da integração e inclusão social.

 

Nesta sequência, surge no meu pensamento a ideia, como refiro atrás, que o Município de Almada e as suas Juntas de Freguesia devem pensar e rever em conjunto que tipo de desenvolvimento desportivo pretendem para os seus Munícipes.

 

Quais as responsabilidades que detêm no desenvolvimento Desportivo do Concelho Almadense?

Qual o plano de desenvolvimento?

Que tipo de pratica desportiva pretendem apoiar e desenvolver no seu concelho?

Recreativa?

Formativa?

Competitiva?

De lazer?

 

A verdade é que o desporto Almadense é em minha opinião descontinuado e anárquico sem linhas orientadoras sem rumo, sem plano.

 

Embora a prática do desporto seja um direito para todos, nem sempre é programada e organizada com o intuito de chegar a todos. Atualmente, em muitas regiões do país a atividade física ainda se encontra reservada a uma percentagem limitada da população como é o caso de Almada.

 

E porque O FUTURO É JÁ AMANHÃ, é por isso urgente intervir e apoiar o associativismo desportivo neste concelho, é urgente proporcionar aos Clubes todos os apoios necessários e ao seu alcance para colaborar, ajudar, e intervir num plano regional que envolva os Clubes numa ação concertada, no capítulo da organização, financiamento e nas estruturas.

 

É por isso fundamental estabelecer relações de reciprocidade entre o Município de Almada e o Almada Atlético Clube, encontrando consensos e ter fundamentalmente a perceção que o objetivo é comum a todos e que quem beneficia com essa concretização é a comunidade Almadense.

António Santos

Treinador da Equipa Sénior de Andebol

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

"Fica a minha solidariedade e apreço por alguém que não sendo almadense, não sendo do Almada Atlético Clube desde pequenino, como alguns querem fazer crer que são, vestiu a nossa camisola e tornou-a sua". Por :Carlos Santana

As verdades devem ser ditas. 

Aqui ficam as palavras sábias de alguém que dedicou e dedica uma parte significativa da sua vida ao desporto, em particular ao andebol.

As suas palavras, não sendo de um almadense, são gémeas das minhas que o sou.

Há muito que insisto nesta tecla. É bom perceber que não estamos sós.

Seria importante que o momento de alegria que se vive, pelo feito da equipa sénior de Andebol, fosse um catalisador para que o clube encontrasse o caminho da estabilidade desportiva e financeira.

Se não for fica pelo menos o nosso contributo.

Esta é a terceira época que o António Santos está connosco. A época passada subiu a nossa equipa Sénior à Segunda Divisão Nacional e esta época conseguiu o apuramento para a fase final que dá acesso à subida ao principal escalão do andebol português.

Fica a minha solidariedade e apreço por alguém que não sendo almadense, não sendo do Almada Atlético Clube desde pequenino, como alguns querem fazer crer que são, vestiu a nossa camisola e tornou-a sua.

Vice-Presidente
Carlos Santana

Foto: Almada AC