Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

ANDEBOL - MEMÓRIAS -TAÇA "FPA" CONQUISTADA PELO ALMADA ATLÉTICO CLUBE FOI À 25 ANOS

Avatar do autor Joaquim Candeias, 30.04.20

 15 DIAS DEPOIS CONQUISTOU O TITULO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO QUE LHE GARANTIU PARTICIPAR NO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO, NA ÉPOCA 1995/1996

2020-04-26_152358.jpg Almada Atletico Clube venced

Completa-se  dia 1 de maio de 2020,vinte e cinco anos que o andebol almadense, inscreveu a letras de ouro o seu nome na  Taça "FPA",organizada pela Federação Portuguesa de Andebol, agora denominada Federação de Andebol de Portugal, após triunfo,23-21, na final realizada em Campo Maior, a 1 de maio de 1995 e que opôs o Almada Atlético Clube  ao Passos Manuel.

O Almada AC que naquela época 1994/1995,militava na 2ª Divisão Nacional e que tinha como dupla técnica, dois "monstros" do andebol nacional, Luís Hernâni e Carlos Silva,veio depois a conquistar o titulo nacional da 2ª Divisão e a subir ao nacional da 1ª Divisão.

Na altura em reportagem para o então Jornal de Almada, escrevemos:

" O Almada que esta época vem realizando uma carreira fulgurante no Nacional da 2ªDivisão,liderando o respetivo nacional, foi a Rio Maior vencer o Passos Manuel por, 23-21, na final da Taça Federação Portuguesa de Andebol,um troféu que decerto vem premiar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no Almada,pela dupla técnica Luís Hernâni e Carlos Silva, com o apoio da secção de andebol,a qual não tem regateado apoio à sua equipa de andebol,com vista a alcançar a tão desejada subida ao nacional da 1ª divisão.

-Esta vitória dos almadense na Taça não foi fácil, já que a turma do Passos Manuel  dificultou ao máximo o triunfo da equipa da nossa cidade,mas soube aceitar com desportivismo a superioridade dos seus adversários. Também,o destaque vai para a jovem e numerosa claque da turma de lisboeta que ao longo do encontro não regateou o apoio à sua equipa, mas na hora da derrota soube reconhecer também o valor do adversário e tributou fortes aplausos aos almadenses,no momento em o capitão do Almada ergueu a taça.

Para essa jovem claque do Liceu Passos Manuel, também vai o nosso aplauso"

2020-04-26_153303.jpg Taça FPA.jpg

Paulo Conceição,guarda redes do Almada Ac, com o troféu conquistado a ser cumprimentado pelo capitão

João Quelma, do Passos Manuel.

Final da Taça "FPA"

Almada AC, 23 - Passos Manuel, 21

Almadenses a jogar assim é legítimo que sonhem com o Titulo de Campeões Nacionais da 2 ª Divisão.

Partida disputada no dia 1 de Maio de 1995,no Pavilhão Municipal de Rio Maior.Ao intervalo 12 - 09.

Sob a dupla de arbitragem de Carlos Malpique(Aveiro)e Dario Ramos(Porto) as equipas alinharam:

Almada Atlético Clube - António Ribeiro e Paulo Conceição; Pedro Pery(2),Miguel Galambas(5),Paulo Moratore(8,dois de livre de sete metros),Miguel Gonçalves(2),Joel Arrais, Carlos Caldeira(1),Nuno Amaral(2),André Silva(2) e João Legatheaux(1).

Técnicos - Luís Hernâni e Carlos Silva

 

Passos Manuel -  João Quelma e Nuno; António Ramos(3),Alberto Francisco(1),Hugo(3),Pedro Rodrigues,Pedro Serra,Manuel Monteiro,António Lorvão(8),Pedro(1),Alberto Paris(5,um de livre de sete metros) e Nuno.

Técnico-Belone Moreira.

2020-04-26_154854.jpg Taça FPA.jpg

 O dirigente da FPA,prof. Rui Coelho,na entrega das medalhas aos jogadores do Almada.

As equipas do Almada e do Passos Manuel proporcionaram ao muito público,na sua maioria jovens,afectos aos lisboetas,uma agradável partida de andebol em que a turma do Almada, contando com o apoio de cerca de duas dezenas de simpatizantes,actualmente a atravessar um excelente período, cedo se superiorizou aos liceais, face a um sistema defensivo 6X0 e partindo muito bem para o ataque explorando as entradas fulgurantes de Paulo Moratore e Galamba e aos cinco minutos de jogo já vencia por, 4-0.

2020-04-26_153840.jpg Taça FPA  Passos Manuel Alb

Ao centro Alberto Paris,aqui a representar o Passos Manuel, depois de alguns anos a envergar as cores do Almada.

A turma do Passos aos poucos começou a rectificar a sua zona defensiva e aos 20 minutos de jogo,o resultado cifrava-se em 7-5.Mas a tarde era de facto pertença da turma almadense e aos 24 minutos de jogo,volta a ter novamente uma vantagem de 4 golos, 10-6,para atingir o final do primeiro tempo com 12- 9.

Na segunda parte o Almada teve o seu melhor período de jogo, com os seus jogadores a embalarem para uma exibição altamente positiva,tirando partido da sua forte meia distância, o que obrigada a turma do Passos a defender mais à frente,deixando espaços livres para os almadenses concretizarem com êxito. Moratore era de facto uma dor de cabeça para o técnico do Passos, que a dado momento do encontro optou por mandar Nuno Marta, fazer marcação ao atleta do Almada, numa tentativa  de travar aquele que por ventura estava a ser o melhor jogador em campo e assim neutralizar uma pedra influente do ataque do Almada,mas tal opção pouca mossa fez, já que os almadenses encontraram sempre soluções para contrariar a táctica dos liceais.

 

A equipa do Liceu Passos Manuel,entrou para os últimos oito minutos com uma desvantagem de cinco golos, 22- 17 e, aproveitando algum abrandamento por parte da turma comandada por Luís Hernâni,conseguiu chegar aos 22-19,mas Carlos Caldeira a minuto e meio do fim,fez os 23-19.e praticamente estava encontrado o vencedor, apesar da turma de Lisboa ter ainda marcado por mais duas vezes, a última das quais no último segundo da partida. Excelente o trabalho da dupla de arbitragem.

 

No final a festa foi dos almadenses,os quais festejaram exuberantemente o feito alcançado,tendo o capitão da equipa Paulo Conceição recebido das mãos de Carlos Frazão, vereador do desporto da Câmara Municipal de Rio Maior,a Taça respeitante ao titulo alcançado,perante a alegria dos poucos almadenses que ali se deslocaram,mas que nunca regatearam o apoio à sua equipa.

 

No final foi feita reportagem com os técnicos

2020-04-26_192326.jpg Almada AC - Campeão Nac.2 D

A equipa do Almada Atlético Clube, que depois da conquista da taça,juntou o titulo nacional da 2ª divisão, ao vencer na derradeira jornada o São Bernardo,em partida realizada no Pavilhão Municipal da Costa de Caparica. Ambas as equipas subiram ao nacional da 1ª Divisão,para a época 1995/1996

"A Conquista da Taça é a recompensa pelo trabalho desenvolvido por este excelente grupo de trabalho".

Disse: o técnico Carlos Silva

No final do encontro o nosso jornal fez reportagem,nos balneários e quis ouvir o técnico Luís Hernâni,mas amavelmente escusou-se a prestar declarações, dizendo-nos que só falaria daqui a quinze dias,aquando do encontro Almada-S.Bernardo,que vai decidir o titulo de Campeão Nacional da 2ª Divisão [ E de facto veio a acontecer que depois de ter ganho a 1ª edição da Taça FPF, o Almada nessa época viria a conquistar o titulo nacional]remetendo-nos para o técnico adjunto, Carlos Silva o qual começou por nos dizer sobre o encontro:

-" Foi uma excelente partida de andebol,o Almada provou uma vez mais o porquê de ser líder do nacional, vencemos uma boa equipa e este triunfo nesta importante prova é o corolário da excelente carreira que estamos a fazer,é uma vitória da humildade, do querer,da abnegação de todo o grupo de trabalho que engloba,jogadores, técnicos,dirigentes e seccionistas".

 

- Sobre o adversário, Carlos Silva disse:-" Os meus parabéns ao Passos Manuel, pela forma como valorizou o nosso triunfo,penso que é uma equipa de futuro,pois tem muita juventude na sua equipa e estou certo que irá dar muitas alegrias aos seus simpatizantes".

Em relação à arbitragem o técnico do Almada,apenas se limitou a dizer: -"Que a mesma esteve  à altura desta final".

Em relação ao campeonato, finalizou dizendo:-" Hoje vencemos a taça e esperamos no sábado dia 14, festejar a subida ao nacional da 1ªDivisão,a acontecer será um marco  importante na vida do clube".

                 &&--&&

2020-04-26_154630.jpg Taça FPA.jpg

O dirigente federativo Rui Coelho e Carlos Frazão, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Rio  Maior,na entrega da réplica ao capitão da formação de Passos Manuel, João Quelma

"Os meus parabéns ao Almada que foi de facto melhor equipa"

Disse ao nosso jornal o técnico do Passos Manuel, Belone Moreira

No final do encontro,o técnico do Passos Manuel era um homem conformado, já que o triunfo do Almada não merecia a mínima contestação,dai questionado pela nossa reportagem disse:

-" Foi um excelente jogo de andebol, com duas excelentes equipas a entregarem-se ao jogo em busca do triunfo e em que a turma do Almada, que vem realizando um campeonato muito bom, acabou por vencer com todo o mérito,apesar de num ou noutro lance a minha equipa não ter estado bem".

-«Quero dar os meus parabéns ao Almada,pois tem sido  nosso adversário no nacional da segunda divisão, trata-se de uma equipa bastante experiente e que nos últimos dois anos  tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, daí fazer votos para que alcancem os objectivos a que se propuseram, que é o regresso ao nacional da 1ªDivisão ».

 

E assim foi escrita mais uma página brilhante do andebol do Almada Atlético Clube,que volvidos 25 anos,estava a participar na Fase Final do Nacional da 2ª Divisão de acesso à 1ª Divisão Nacional,mas que devido ao Covid -19,as respetivas provas organizadas pela Federação de Andebol de Portugal,depois de ter sido suspensas, foram esta quarta feira, dia 29 de maio,dadas como terminadas.

ÚLTIMA HORA

 

FASE FINAL ALTERADA,APENAS O PRIMEIRO  CLASSIFICADO DE CADA  SERIE VÃO DISCUTIR O ACESSO À PRIMEIRA DIVISÃO. 

 

No entanto a Federação, alterou a fase final, que vai apenas ser disputada pelos vencedores de cada série, neste caso o Almada Atlético Clube,[série sul], o Povoa Andebol Clube, [série centro]  e  AD Sanjoanense,[série norte].

Fase final essa a realizar no inicio da época 2020/2021 , apenas a uma volta e em campo neutro, com os dois primeiros classificados a ascenderam à 1ª Divisão  Nacional ,ou seja ao Campeonato Placard Andebol da 1 Divisão.

 

Bora Almada.