Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DESPORTO ALMADA BLOG

INFORMAÇÃO DESPORTIVA - CRÓNICAS - REPORTAGENS - ENTREVISTAS E RESULTADOS . PARA O - EMAIL JOAQUIM.REPORTER@GMAIL.COM

DESPORTO ALMADA BLOG

INFORMAÇÃO DESPORTIVA - CRÓNICAS - REPORTAGENS - ENTREVISTAS E RESULTADOS . PARA O - EMAIL JOAQUIM.REPORTER@GMAIL.COM

IMG_9640.JPG

O Clube Recreativo Pombalense, completa a 1 de junho,o seu Octogésimo segundo aniversário, fundado a 1 de junho de 1938, sitiado no Pombal, na Cova da Piedade, o nascimento dessa popular coletividade do  concelho ,deveu-se a um grupo de operários, na sua maioria corticeiros, alvitrou um dia comprar uma bola de futebol, ao então Liberdade Futebol Clube(nascido a 28 de maio de 1920) e que este ano comemorou o Centenário),quotizando-se cada um com um escudo, tendo a bola custado a importância de trinta escudos.

Disputaram, no domingo seguinte, um jogo com uma equipa da fábrica da cortiça Cabruja & Cabruja, Lda, no campo do União Almadense e, após o jogo, entusiasmaram-se e resolveram quotizar-se com cinquenta centavos por semana para a formação de um clube.

O Clube de Futebol Pombalense ( primeira designação) do  Clube) Recreativo Pombalense) nasceu no dia 1 de junho de 1938 e teve trinta sócios fundadores,entre os quais Fernando Simões, António Mendes Pineiro, Júlio da Costa, Ilídio da Costa, Francisco Silva, António Francisco, Sebastião Baeta e Luís Simões.

A primeira sede foi na adega do associado Alexandre Carteiro que, republicano convicto, escolheu para as cores do clube o vermelho e o verde, o que foi aprovado pela maioria dos associados.

O principal objectivo do clube consistia no associativismo, com destaque para o convivio dos sócios e familiares. atividades que passaram pelo clube, o Tiro, Chinquilho, Futebol Salão, Ténis de Mesa, ping-pong,Sueca e Xadrez.

Com a sua precária sede localizada no Pombal, na Cova da Piedade,  a Câmara Municipa de Almada, nesse local, construiu um edificio que veio a albergar o Clube Recreativo Pombalense e criou outras valências  para um Centro de Dia para a Urpica.

2020-06-01_112431.jpg CR Pombalense.jpg

O Futebol Salão foi a modalidade que projectou o nome do clube para fora do concelho, estamos a falar das  décadas 80 e 90, com o tradicional Torneio de Verão, que decorria no rinque polidesportivo Comandante Ramiro Correia, no Pombal, em frente à sua sede social, torneio esse em que participaram equipas oriundas do concelho de Almada, Setúbal, Lisboa, Barreiro.

O C.R.Pombalense, chegou a participar nos campeonatos de Futsal, da Associação de Futebol de Setúbal, depois,veio a acusar também, como outras coletividades, a  crise diretiva, por falta de dirigentes para assumir os destinos da coletividade, e após algum tempo a pratica desportiva e recreativa foi quase nula. 

Mas uma parceria  da Academia NeverShake com o Clube Recreativo Pombalense,que teve início em 2008, a coletividade rejuvenesceu  e ao longo de 12 anos integrado, já passaram por essa parceria 1754 praticantes. Actualmente tem uma vasta oferta de actividades desportivas disponíveis,como: Muay-Thai; Kick-Boxing; Yoga; Capoeira; Treino Funcional; Krav Maga; Boxe; Jiu-Jitsu e Cardio Punch.

 

A direção da coletividade deixou uma mensagem de aniversariante ao Clube Recreativo Pombalense, a felicitar o  aniversário que hoje se comemora e que aqui deixamos:

100616172_1591317224365750_6284968473374228480_n.j

- "A 1 de Junho de 1938 era fundado o Clube Recreativo Pombalense, comemorando hoje 82 anos de presença na cidade de Almada, fazendo parte da história do movimento associativo da "capital do movimento associativo" em Portugal.
Este ano por razão das precauções e limitações provocadas pela actual pandemia, não serão realizadas quaisquer comemorações oficiais, não deixando no entanto a Direcção do Clube de endereçar uma palavra de apreço e reconhecimento a todos quantos têm feito parte do percurso desta instituição".
A todos um bem haja!

A direção

 

Aqui deixamos algumas imagens que nos foram cedidas Academia NeverShake de alguns dos seus praticantes

100691104_678233999686936_8915601329032790016_n.jp

A Academia NeverShake sita nas instalações do Clube Recreativo Pombalense em Almada, é desde há muito uma referência em Desportos de Combate, Artes Marciais e treinos complementares,os mesmos se desenrolam em três salas de 90 a 120m2, equipadas e adaptadas a treinos de manutenção e/ou competição.

100829000_312342256437895_2088757374750818304_n.jp

 Se quiser conhecer a atividade da  Academia NeverShake e estiver interessado nalgumas das modaliades, aqui deixamos os contatos:

o Link da Página do facebook

Desporto Almada, saúda a popular coletividade da Cova da Piedade, pela passagem do seu 82º Aniversário, desejando outros tantos anos de existência,em prol do desporto e da cultura do nosso concelho. Parabéns a todos aqueles que se empenharam ao longo dos anos em manter viva essa coletividade. A todos o nosso sincero obrigado.