Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

DESPORTO ALMADA

Informação Desportiva ,Crónicas, Reportagens,Entrevistas, Resultados Envie as noticias do seu clube para o e-mail joaquim.reporter@gmail.com

Futebol - Jovem angolano diz que os clubes e a Federação Angolana de Futebol, não estão capacitados de criar uma Liga Profissional

Joaquim Candeias, 25.06.20

93769441_2610318502584379_4101733440292913152_n.jp

O jovem angolano Roma Borges, que no passado mês de Março, completou  17 anos de idade e que  no final de maio viu partir de maneira precoce o  seu pai. Nasceu a 21 de Março de 2003, nas mediações da Vila da Mata(Cazenga Luanda), de família humilde, é um jovem batalhador e que no seio da família, tem alguns jogadores de basquetebol, estudante de informática, e um apaixonado pelo desporto em geral.quanto ao seu futuro, acredita que poderá passar por ser um grande "olheiro"  no futebol angolano, ou mesmo da Federação Angolana de Futebol, pois no seu entender tem uma visão tentadora em ver jogadores talentosos e afirma que no futebol  jovem angolano, existe várias atletas que podem dar muito à seleção principal de Angola.

 

Apesar das distâncias temos acompanhado, via internet este jovem, na divulgação dos jogadores  angolanos, no seu site a  Futebolista Angolano Na Diáspora F.A.F, na página do Facebook. Hoje aqui vamos dar a conhecer o jovem Roma Borges António Kimbamba .

- Fala-me  da tua infância?

 

-" A minha juventude foi cheia de miséria, ainda me lembro no tempo da minha infância eu e os meus amigos da turma Rara , saímos do Bairro Papa Simão, a pé até  há praia de Cuacuaco, para desfrutarmos  da praia e regressávamos também a pé. Depois vivi algum tempo no Bairro Sonefi ,na casa da minha mãe Margarida (...) eu não pensaria em futebol. Mas a vida é mesmo assim, hoje estou aqui, e já penso no meu futuro, ser um grande "olheiro, ou detector de talentos, de uma equipa do futebol angolano ou mesmo da Federação Angolana De Futebol FAF eu tenho uma visão tentadora em ver jogadores talentosos, neste caso posso afirmar que nós podemos ter sim várias estrelas,  caso do jovem maestro, Zine Salvador, Domingo Andrade, Show Joshua da Silva na minha visão,estes atletas podem dar muito na seleção principal de Angola ":

 

 

O teu gosto pelo futebol vem de criança?

 

-"Não, a minha paixão pelo futebol começou em 2017 por intermédio do jovem luso-angolano Rafael Leão que fez a sua formação em Alcochete, na Academia de Futebol do Sporting Clube de Portugal, daí comecei a gostar muito de futebol não só pelo Rafael Leão, mas também por jogadores angolanos de renome que actuam na diáspora, por isso me levou a   criar o site: Futebolista Angolano Na Diáspora F.A.F .,onde venho a divulgar o futebol angolano e  fazer as minhas publicações

 

-  Como está o futebol angolano?

- " O futebol angolano está péssimo, numa percentagem de 0  a 100%, queda-se por 28%, o nosso futebol não é completo porque nos falta mais qualidade em termos de organização e formação. Falta mais competência, em caso de transferência de alguns jogadores, que são bem formados e que sabem praticar  bom futebol, digo isso porque as nossas escolas de futebol privam os jogadores desejados por grandes clubes da Europa. Alguns dizem que estamos numa nova era do futebol angolano mais estamos sempre na mesma maneira".

 

-  Fala-se que os dirigentes angolanos, estão a estudar a hipótese de criar uma Liga, comungas da mesma opinião?

 

- " Sim isso é verdade, mas na minha humilde opinião os clubes angolanos e a Federação Angolana de Futebol, não estão capacitados de criar uma liga, porque falta investimentos por parte dos clubes angolanos.  Não vamos criar uma liga para jogar em um só estádio de futebol que é o (11 de Novembro). Eu também sou da mesma opinião do ex- presidente da F.A.F. , Armando Machado, quando diz " para Angola criar uma liga só vai ser possível daqui  a 4 ou 5 anos". Porque o futebol angolano tipo na "Política", onde os presidentes dos clubes do Girabola, parecem que governam a FAF.(?).

 
 
- Qual a tua ambição profissional, para além do apego que tens, pelo site: Futebolista Angolano Na Diáspora F.A.F.?
 
-"É pá, desde já tenho a dizer que o que  faço, na Diáspora, é por  amor ao futebol  angolano e  ter a humildade acima de tudo. De momento não estou a pensar em nenhuma ambição porque eu vivo a vida por etapa etapa, mas quanto ao futuro
 
 
 
 
-  Segundo sei, os adeptos angolanos, não se cansam de criticar  a saída dos jogadores angolanos para Portugal,onde por vezes poderiam ingressar noutros campeonatos, de outros países. O que nos tens a dizer?
 
 
- "Na  minha humilde opinião o campeonato angolano denominado Girabola está entre os  50 e os  60,  melhores campeonato do Mundo, 7 º melhor campeonato de África ,entre o 2 º e 3 º melhor campeonato da África Austral  e terceiro melhor campeonato da CPLP,  e o melhor campeonato dos PALOP. Já o campeonato de Portugal denominado "Liga NOS"; está entre 5 º e o 6 º melhor campeonato do Mundo ; 5 ° melhor campeonato da Europa e melhor campeonato da CPLP.
Os Jogadores angolanos,que actuam no campeonato angolano,têm uma chance de 90% de saírem de Angola para jogarem num clube em Portugal, de qualquer divisão, e têm 9% de chance de jogarem em outros campeonatos como o do Chipre, Gibraltar, França, Egipto, Tunísia, Rússia e Suíça, e têm 1% de chance de jogarem em campeonatos do TOP 4, dependendo das propostas e das oportunidades".
 
 
- Como tu bem dizes, 90% dos jogadores optam por jogar em Portugal,o facto de falar a mesma língua, torna mais fácil o atleta optar por vir jogar para Portugal.O que tens a acrescentar?
 
 
-" Isto funciona da seguinte forma, os angolanos têm  90% de chance de jogarem em Portugal, porque o nosso campeonato"Girabola" é emitido lá(Portugal) no canal de Desporto com maior audiência em Portugal "Bola TV" então torna-lhes mais fácil fazerem o scouting de um jogador, em que estejam interessados, e como nós sabemos as condições de trabalho cá em Angola, são precárias e os salários são  baixos, por isso é que o jogador angolano prefere seguir a carreira em Portugal, ao invés de continuar em Angola".
 
- O porquê de os jogadores angolanos terem, 9% de chances em outros campeonatos fora do Top 4 das melhores ligas?
 
-"Direi o seguinte, os melhores campeonatos da Europa ou bem dizer os campeonatos do TOP 4 do Mundo são, La Liga, Premier League, Série A Italina; a Bundesliga.. o único caso de um jogador que saiu do campeonato Angolano para a 1 ª Liga Inglesa (Premier League ) foi o Manuncho Gonçalves que saiu do Petro de Luanda para o Manchester United, até hoje nunca mais houve uma saída do campeonato Gira-Bola, para um campeonato do TOP 4. Para os Jogadores Angolanos jogarem nos campeonatos do TOP 4 têm que se deslocar para um outro campeonato fora do TOP 4, por exemplo na Rússia, Portugal, França, Bélgica e Holanda, como foi o caso de Bastos Quissanga para chegar até a Itália, teve que sair do Petro de Luanda para o Rostov FC da Rússia só depois é que foi transferido para a AS Lázio de Itália".
 
 - O papel do agente desportivo, tem muito a haver com a colocação de um atleta, noutro clube, ou passa também pelo papel preponderarante do presidente do clube?
 
-" Para o jogador angolano transferir-se para um campeonato grande sem antes passar por Portugal tem a haver com o perfil  do agente desportivo, têm que ter conhecimentos fundamentais sobre o futebol e ser inteligente no que faz, há que saber estudar as propostas destes campeonatos e não exigir muito,muitos dos nossos jogadores angolanos, não vão para os campeonatos do TOP 4 por causa dos dirigentes dos clubes angolanos, que são muito exigentes, às vezes nós temos que deixar as quantias monetárias de lado e pensar mais no bem do atleta, agir mais por amor a pátria, não é deixar sair a custo zero, não ,isso não pode acontecer nós temos é que saber negociar e saber entender os nossos jovens jogadores. Eu entendo a vossa frustração de não quererem que os nossos atletas vão para terras lusas, mas isso é impossível, é lá onde há mais oportunidades de eles brilharem, embora uns não conseguem - se, adaptar".
 
 
-  Qual a tua melhor lembrança no mundo do Futebol?
 
- " Uma das minhas melhor lembranças foi o golo do Zine Salvador no mundial do Brasil, me fez lembrar o golo do Flávio Armado no mundial da Alemanha em 2006. Direi que a seleção de sub-17
tem  muitos jovens talentosos, e aproveito para  agradecer o excelente trabalho que técnico português Pedro Gonçalves,tem vindo a realizar, agora posso dizer que no futuro podemos ter uma grande selecção A . Posso também dizer que o percurso destes jovens de 2019 ,fizeram felizes os adeptos angolanos".
 
«No meu ponto de vista, o mister Pedro Gonçalves, já fez história com a seleção Sub-17, agora devemos esperar com tempo e  trabalho que a nossa seleção principal de Angola, alcançe os seus objetivos, porque, ele é um excelente treinador»

81573807_2681013625311034_5145340773016797184_n.jp

O mister Pedro Gonçalves, com os jogadores de Sub 17 de Angola, após  a vitória histórica na Taça COSAFA.

 

- No entanto gostaria que falasses da carreira do Pedro Gonçalves e da importância que ele tem tido no desenvolvimento do futebol jovem angolano?

-" Falar do Mister Pedro, antes eu devo agradecer o Clube Militar por ter trazido um grande técnico. O Mister Pedro Gonçalves fez um grande trabalho no Desenvolvimento no futebol jovem em Angola ,de lembrar que levou a seleção Sub-17 ao  Mundial do Brasil, tendo passado a fase de grupo da competição, agora o Mister Pedro Gonçalves está no comando técnico da seleção principal de Angola eu acredito, que  com está equipa técnica podemos ir ao Mundial do Qatar em 2022. Devemos trabalhar em prol desse objectivo, passo a passo para chegar lá.

O Mister Pedro Gonçalves está no bom caminho depois do grande trabalho que fez com a seleção jovem, o que levou vários  adeptos a perderam noites, durante o Mundial do Brasil ,face ao Fuso-Horário, os jogos em Angola eram transmitido nas madrugadas, mas mesmo os adeptos estavam sempre esperando os Jogos e logo na sua estreia no Mundial do Brasil, a nossa seleção alcançou um importante triunfo,com um golo, esse concretizado por Zine Salvador, a passe do jovem Domingos  Andrade, ainda me lembro como se fosse hoje. No meu ponto de vista ele já fez História com a seleção Sub-17 agora devemos esperar, com o tempo e trabalho, que ele Pedro Gonçalves, agora a orientar a seleção principal de Angola ,alcance êxitos, porquê ele de facto é bom treinador".

 

Uma mensagem final que querias dirigir aos jovens angolanos:

"Nós adeptos angolanos,consideramos os sub -17 como uma promessa do futebol angolano, pelo grande trabalho que eles fizeram em 2019 no  Mundial do Brasil, por isso nós jovens angolanos revemo-nos, neles".

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------ 

"DA FORMAÇÃO À SELEÇÃO “A”.

 

[Trabalho desenvolvido pelo Técnico Pedro Gonçalves conjuntamente com a sua Equipa Técnica, ao serviço das camadas jovens angolanas, nomeadamente U -17, U -20 e U -23 já produz efeito na Seleção Nacional "A”. Pelos Palanquinhas (Sub-17), realizou um percurso histórico desde a vitória na Taça COSAFA até os Oitavos de Final do Mundial no Brasil, passando pelo 2 º Lugar no CAN. No comando dos Sub-20 Angolanos, também demonstrou aquilo que era um trabalho estruturado e consistente, conduzindo a equipa ao 3º Lugar na Taça COSAFA. Mais recentemente, o líder dos Palancas Negras garantiu também a Pré-Qualificação para o Mundial no Qatar 2022.]

[Texto]: da Federação Angolana de Futebol

-----------------------------------------------------------------------------------------

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.